quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

A lápide do Bispo Juliano

A oportunidade de visitar uma exposição internacional onde um achado arqueológico descoberto no nosso concelho é uma das peças em destaque é um acontecimento extremamente raro.
Acontece nos próximos dias, até 27 de Janeiro. Trata-se nada mais nada menos do que a lápide funerária em mármore do Bispo Juliano, datada de 21 de Março de 991, encontrada provavelmente no lugar da Fonte Santa em Vila Nova de Cacela.
Nem sempre é possível ver a lápide em Lisboa no Museu Nacional de Arqueologia, de cujo inventário faz parte, por isso, se tiver tempo e oportunidade, dê um saltinho ali já ao Rio, ao Centro Cultural Banco do Brasil, na rua Primeiro de Março, 66. O espaço abre de terça a domingo, das 10h às 21h e a entrada é grátis.

Se não tiver tempo para se deslocar ao Rio de Janeiro ainda está a tempo de visitar a excelente e bem conseguida exposição temática "Indústria Conserveira em Vila Real de Santo António", no Arquivo Histórico Municipal, aberto de segunda a sexta-feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta peça faz parte do espólio que foi levado do concelho sem o público conhecimento por uma equipa de arqueologistas da Universidade de Lisboa que estiveram a pesquisar com o apoio da ADRIP?

vilão disse...

Não. De acordo com o historial da aquisição pelo Museu Nacional de Arqueologia "a epígrafe foi revelada por Estácio da Veiga a Emílio Hubner, que a publicou em 1871. Mais tarde perdeu-se-lhe o rasto, vindo de novo a ser localizada em meados da década de 90 do século passado, na posse de um particular, pelo arqueólogo Rui Parreira. Consciente da sua excepcional importância, conseguiu que fosse adquirida através da delegação de évora do IPPAR. Por altura da grande exposição “Portugal Islâmico” a lápide foi transferida para o MNA, de cujo inventário passou a fazer parte."
No artigo existe um link para a ficha de inventário da lápide...

Anónimo disse...

Muito bem!
Os meus agradecimentos pela informação.
Bem hajam!