terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Pesca proibida

Os sargos e os robalos do Guadiana gozam de um estatuto especial de protecção desde o início de 2008. As autoridades que fiscalizam o sector esperaram um ano para aplicar a nova lei que regula a pesca lúdica e proibiram a actividade ao longo da margem, incluindo todo o molhe da barra. Desta forma as capturas de sargos, robalos, douradas e corvinas passaram à história e a palavra proibido adquiriu um novo significado na vida quotidiana de centenas de vila-realenses.
Sem a presença quase permanente dos habituais pescadores, o molhe tem apresentado um ar desolador, dando a impressão de que estes preferem evitar o sofrimento da proximidade de um local especial, quase mágico, que desde sempre lhes permitiu gozar o seu tempo livre e praticar uma actividade saudável e propiciadora de momentos de grande alegria.
O problema em VRSA é o artigo 6.º da Portaria n.º 868/2006 de 29 de Agosto que interdita a pesca lúdica em barras, respectivos acessos e embocaduras; canais de acesso, canais de aproximação e canais estreitos em portos; canais balizados; a menos de 100 m de docas, portos de abrigo, embarcadouros, estaleiros de construção naval e estabelecimentos de aquicultura; portos de pesca e marinas de recreio e a menos de 100 m da zona de qualquer esgoto.

Como se vê, não sobra um metro na margem do Guadiana onde a pesca seja possível, restando a alternativa de pescar na costa onde os resultados serão sempre escassos. De acordo com a lei para pescar a pé, os pescadores vão ter de desembolsar entre cinco e 45 euros, consoante pretendam uma licença local ou nacional e para um mês, um ano ou três anos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Podem ilucidar-me se este artigo é verdadeiro ou pura ficção?!
É que este governo já me habituou a acreditar nas coisas mais incriveis e mais descabidas!!!!!
Eu adoro ficção, e como tal gostei bastante dos filmes: "Regresso ao Futuro" vcs tb devem lembrar-se dele... agora com este governo estamos todos a assistir, impávidos e serenos ao "Regresso ao Passado"... continua Sócrates...comparando com Vª Exª sr. 1º ministro, a Manuela Ferreira Leite é uma Santa !!!!!